domingo, 31 de agosto de 2008

Artigo retirado de: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0786-1.pdf

Imprensa popular: sinônimo de jornalismo popular?
Márcia Franz Amaral

Resumo
Desde a década de 1990, grandes empresas de comunicação vêm lançando jornais destinados a leitores populares. O artigo menciona especificidades dessa imprensa popular e debate as relações que ela estabelece com o jornalismo. Discorre sobre três valores- notícia importantes nesses jornais: o entretenimento, a utilidade e a proximidade. O objetivo é rascunhar alguns contornos do conceito de jornalismo popular e criar pistas para padrões de um jornalismo de qualidade destinado as classes menos favorecidas.

Texto na integra em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0786-1.pdf

Um comentário:

Anna Luiza disse...

Lendo esse texto eu lembrei de um comentário que uma amiga minha fez
Que por mais que a gente considere que os jornais populares tratem sobre assuntos irrelevantes, as vezes até esdrúxulos, que as informações são de péssima qualidade...
Que como até no texto mesmo é citado, o interesse do leitor fique acima do interesse público e por aí vai...
pelo menos eles têm a capacidade de criar um hábito de leitura..sim, uma leitura péssima, mas é uma leitura..que eventualmente pode evoluir para uma leitura de algo com maior qualidade!