terça-feira, 4 de novembro de 2008

O preço de uma verdade


Um dos temas mais atuais em relação ao jornalismo é a ética. Alguns autores como Bernardo Kucinski chegam a dizer que vivemos na fase do “vazio ético”. Uma boa dica de cinema sobre o assunto é o filme "O preço de uma verdade". Na produção de Billy Ray, um jornalista consegue se destacar inventando ou copiando histórias como se fossem originais, até ter sua farsa descoberta. A história real de Stephen Glass, repórter da revista norte-americana New Republic, ressucita o debate: Quanto vale uma boa história? Além da reflexão principal, há também a oportunidade de se conhecer um pouco da rotina jornalística. Fica aí a dica!

2 comentários:

Andreza Brito disse...

Depois de assistir ao filme, visitei um site com opiniões dos internautas sobre filmes. ''O preço de uma verdade'' recebeu notas muito boas entre os frequentadores do site, mas o que achei mais interessante foram os comentários. Muitos diziam que o filme retrata exatamente a situação que a mídia enfrenta atualmente. Alguns dos que sustentavam opiniões desse tipo se diziam inclusive estudantes de jornalismo ou jornalistas.
Alguns aspectos do filme parecem realmente bastante próximos da realidade, embora existam, é claro, alguns mitos construidos no mundo do cinema. A relação entre veículos concorrentes, a solidariedade entre os membros da ''tribo jornalistica'', a importância do ''furo jornalistico'' são elementos muito bem retratados. Mas no filme ainda permanece o mito do jornalista heroi que vai em busca da verdade a qualquer preço. A figura do editor deixa bem marcado esse estereótipo.

PAULO TAMBURRO. disse...

CONCORDO, JÁ VI E ASSINO EMBAIXO.

ACEITA UM CONVITE?

ESTOU LHE CONVIDANDO PARA CONHECER UM BLOG QUE SÓ FALA DAS COISAS DO AMOR, DESTE AMOR QUE DESCONHECE ÓDIOS, RANCORES E VINGANÇAS...O VERDADEIRO!

QUEM SABE VOCÊ GOSTE?

NOME: FALANDO SÉRIO

UM ABRAÇÃO CARIOCA.

PS.DESCULPE A MENSAGEM EM CAIXA ALTA, MAS MEU TECLADO ESTÁ COM PROBLEMAS.